Livro: Cidades para TODOS

Cidades para TODOS: (re)aprendendo a conviver com a NATUREZA

capa-com-fundo

Fruto de mais de 10 anos de estudos e pesquisas em vários continentes e inúmeras cidades, Cecilia Polacow Herzog lança Cidades para TODOS: (re)aprendendo a conviver com a NATUREZA – um livro que apresenta questões importantes para a compreensão dos imensos desafios que temos a enfrentar nessa segunda década do século XXI, com inúmeras alternativas que podem ser adotadas para regenerar nossas cidades. O livro é ricamente ilustrado, com imagens que contribuem para o entendimento e visualização dos temas e casos apresentados. Inicia com uma viagem no tempo – um sucinto histórico sobre o processo de desenvolvimento tecnológico e de exploração de recursos naturais e humanos que levaram às cidades atuais. A seguir Cecilia apresenta de forma simples e descomplicada conceitos contemporâneos fundamentais como: ecologia, pensamento sistêmico, resiliência, pegada ecológica, etc. Baseada em fundamentos científicos, faz reflexões sobre uma nova abordagem desses temas relacionados às cidades que precisam se tornar sustentáveis e resilientes, no contexto atual de incertezas e graves crises em escalas local, regional e planetária.

O livro apresenta a infraestrutura verde com exemplos de casos concretos internacionais e nacionais. Trata-se de uma abordagem para planejar, projetar e renovar áreas urbanas que (re)nasceu nos últimos anos ao mimetizar a natureza com foco nas pessoas, na biodiversidade, nas águas, no transporte limpo e no fechamento dos ciclos de energia e matéria. O objetivo é regenerar os ecossistemas urbanos de cidades industriais que cresceram centradas nos automóveis e na expansão imobiliária. Segundo Cecilia, “ao invés das técnicas monofuncionais fundamentadas na tentativa de controle dos processos e fluxos naturais, a infraestrutura verde tira partido da biodiversidade urbana e dos serviços ecossistêmicos que ela oferece”. O livro traz vários desses conceitos e técnicas que já estão sendo incorporados em planos e projetos de ecocidades e ecobairros, em incontáveis locais do planeta, com geração de empregos e impulsionando a economia verde.

“Cidades celestiais existem!”, afirma Cecilia, que nos leva por viagens ao redor do mundo, contando em detalhes como cidades (e até uma megacidade) se transformaram de locais poluídos, desagradáveis e doentes, em lugares com altíssima qualidade de vida. Mostra também, bairros planejados e projetados para todos, junto à natureza e aprendendo com ela.

O objetivo de “Cidades para TODOS” é conscientizar e motivar as pessoas que não apenas moram, mas fazem as cidades, para que possam participar ativamente de modo a transforma-las em lugares celestiais.

A autora nos estimula a trabalhar para construir lugares seguros, confortáveis e saudáveis, em contato direto e cotidiano com a natureza, com a participação de todos de forma democrática. “Precisamos de diversidade social, cultural, étnica e biológica para nosso próprio bem-estar”, afirma.

Para os profissionais, estudantes e pesquisadores de áreas relacionadas com o planejamento e projetos urbanos, os anexos oferecem sugestões de metodologias de trabalho, além de um glossário para melhor compreensão dos temas abordados e referências bibliográficas abrangentes e multidisciplanares.

“Em uma época repleta de incertezas, é extremamente importante refletir sobre os atuais modelos de desenvolvimento global tendo em vista as suas implicações na transformação dos ambientes naturais e urbanos. Essa reflexão ajudará, sem dúvida, a se estabelecerem novos parâmetros (…) para tornar as cidades efetivamente sustentáveis. (…) Nesse ponto se reconhece o esforço despendido por Cecília Herzog para compilar os seus estudos e pesquisas em um livro de conteúdo complexo, porém, de leitura fácil. (…) a obra irá interessar não apenas aos meios acadêmicos e profissionais, mas, sobretudo, ao leitor desejoso de compreender os meandros que configuram o ambiente urbano em que vivemos.”

Luiz Fernando Janot, arquiteto urbanista

“Cecilia Herzog apresenta uma visão para cidades ecológicas e oferece um detalhado caminho para conquistá-la. (…) Essa composição de uma nova ecologia urbana vai fortalecer não só a resiliência às mudanças climáticas, mas também a outras ameaças ambientais. (…) A natureza deve ter papel de liderança neste mundo de futuro cada vez mais urbano e de transformações climáticas.”

Cynthia Rosenzweig, cientista e pesquisadora da Nasa e da Universidade de Columbia, eleita uma das dez personalidades que fizeram diferença em 2012 (Top ten people who mattered in 2012) pela revista científica Nature

Os desafios da urbanização são profundos, mas as oportunidades também. Isso é bem descrito em Cidades para todos – (re)aprendendo a conviver com a natureza. (…) Este livro é um novo e valioso instrumento para conduzir o desenvolvimento urbano a um caminho sustentável. Espero que você leia, divida, e, junto com outras pessoas, passem a agir para ajudar a salvar a vida e melhorar o bem-estar humano.

Thomas Elmqvist, professor da Universidade de Estocolmo e líder do grupo de pesquisa em sistemas socioecológicos urbanos e globalização do Centro de Resiliência de Estocolmo; editor associado das revistas científicas Ecology and Society, Conservation and Society, Ambio and Sustainability Science

 O livro é recomendado pela Convenção da Biodiversidade da ONU. Veja no site:

http://www.cbd.int/en/subnational/resources/documents

O livro estará nas melhores livrarias do país.

Mais informações sobre o livro que também está disponível em ebook:

Cecilia P. Herzog – ceciliapherzog1@gmail.com

O livro também pode ser adquirido pelo telefone

(21) 3479742 ou no site da editora Mauad X –

http://mauad.com.br/index.php?route=product/product&product_id=18690

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s